sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O código de conduta da Confraria dos irmãos da Costa de Presque Port


"Vamos vagabundos do mar, levantem!"
- Capitão Billie.

As regras de cada capitão eram estabelecidas para cada um dos membros da tripulação sem seguiram uma base comum para outras tripulações. Portanto, as condutas variavam muito entre si, acarretando em muitas confusões e desentendimento entre eles. Porém, com a formação do conselho dos mares, ficou acertada a conduta da confraria dos irmãos da costa de Presque Port, solução encontrada para acalmar um pouco os recorrentes ataques às rotas comerciais oficiais do reino e as batalhas entre os “lobos dos mares”.
Obs: As regras de conduta pirata de Presque Port foram retiradas de um resumo feito das condutas piratas utilizadas no séculos XVI a XVIII. Sofrendo apenas pequenas adptações.


* Todos os homens devem obedecer ao código civil local; o capitão tem direito a uma parte e meia de todos os prêmios; o subcapitão, o carpinteiro, o mestre e o homem de armas têm direito a parte e um quarto.
* Se alguém tentar fugir, ou guardar algum segredo do resto da tripulação, ele deve ser abandonado numa ilha deserta com uma garrafa contendo o canto da sereia, veneno muito utilizado entre os piratas, uma garrafa de água (o suficiente para sobreviver dois ou três dias), um pequeno punhal e alguns biscoitos de viajem.
* Se alguém roubar alguma coisa, ou jogar, no valor de uma peça de ouro, ele deve ser abandonado numa ilha deserta com um punhal.
* Se alguma vez nós encontrarmos com outro pirata e esse homem seguir os seus códigos sem o consentimento da conduta da Confraria dos irmãos da Costa e da nossa tripulação, deve sofrer a punição como o capitão e a tripulação quiserem
* O homem que desrespeitar estes artigos enquanto este código estiver em vigor, deve ser punido com as leis de Presque Port.
* O homem que não mantiver as suas armas limpas, que ficar noivo, ou se esquecer da sua função, deve sofrer qualquer punição que o capitão e a tripulação quiserem.
* Se alguma vez te encontrares com uma mulher prudente, que esse homem se ofereça a intrometer-se com ela, sem o consentimento dela, deve sofrer morte certa.
* O homem que fica para trás é deixado para trás.
* Todos os homens têm voto nos assuntos do momento e têm igual direito a provisões frescas ou a licores fortes, a qualquer momento desejado e podem usá-los a seu bel-prazer, a não ser que escassez torne necessário, para o bem de todos, votar o racionamento.
* Nenhum homem pode falar em desistir da vida de pirata, sem antes ter partilhado 1.000 peças de ouro). Se para isso, algum homem tiver de perder um membro, ou tornar-se incapacitado para o seu serviço, ele teria de ter 500 peças de ouro, fora do armazenamento público, e por ferimentos, proporcionalmente.
* Nenhuma criança ou mulher é permitido (a) estar entre homens. Se algum homem for encontrado a seduzir ou a fazer sexo, e levá-la até ao mar, disfarçando, ele sofrerá até a morte.
* As luzes e as velas têm de ser apagadas às oito horas da noite. Se alguém da tripulação, depois dessa hora querer continuar a beber, terá de o fazer no convés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário